Fazer xixi no chuveiro é um hábito que a maioria das pessoas fazem ao tomar banho. Esta prática por um lado faz bem ao meio ambiente, pois evita dar várias descargas de água no vaso, assim economizando a água do planeta que cada vez está mais escassa. Mas por outro, especialistas dizem fazer mau para a saúde, principalmente, a Saúde das Mulheres.


Há pouco tempo, a fisioterapeuta do Assoalho Pélvico Alicia Jeffrey-Thomas, usou suas redes sociais para alertar seus seguidores que tal prática faz muito mau a saúde feminina, pois trás sequelas para o músculo do assoalho pélvico e também a associação do cérebro com o barulho da água:

“Há duas coisas que quero focar: a perspectiva geral do condicionamento da bexiga e a perspectiva do assoalho pélvico. Se você urinar no chuveiro ou abrir uma torneira, ou abrir o chuveiro e depois se sentar no vaso sanitário enquanto a água está correndo, você está criando uma associação em seu cérebro entre o som da água corrente e a necessidade de fazer xixi”, diz Alicia.


Conforme a especialista, a prática de fazer xixi no chuveiro pode causar transtorno atual ou futuramente no escape da urina ao ouvir o barulho da água, além desse problema ainda pode prejudicar a bexiga feminina por causa de sua anatomia não pode fazer xixi em pé: “Mesmo se colocar uma perna para cima, seu assoalho pélvico não vai relaxar de forma adequada, o que significa que você não vai esvaziar a bexiga muito bem”disse Jeffrey-Thomas.


Enfim é válido rever este hábito, principalmente se for mulher para evitar problemas de saúde futuras.