Todos nós já tivemos problema de garganta alguma vez na vida, mas alguém sabe o que são aquelas bolinhas mal cheirosas que aparecem na garganta? Não é aquelas provocadas por infecções mais sérias chamada de amigdalite, não. São pequenas bolotinhas grudentas, esverdeadas e mal cheirosas que aparecem nas amígdalas e expelimos quando tossimos ou espirramos.
Estas bolinhas são chamadas de cáseos amigdalianos, tonsilólitos ou caseum. Não são graves, diz a Dra. Alina Bradford, do site Live Science, mas apenas agrupamento de restos de tecidos, alimentos e bactérias nas reentrâncias existente nas amígdalas.
Mas porque elas aparecem?
As amígdalas são aglomerados de tecido linfático que entram em ação quando respiramos ou engolimos agentes nocivos à nossa saúde imunológica. Esta estruturação exerce a função de defesa contra objetos nocivos aos pulmões.
Com um tempo estes fragmentos nocivos junto com bactérias vão se acumulando nas cavidades das amígdalas, então nosso organismo lançam glóbulos brancos para destruir estes corpos estranhos, quando terminam o serviço fica para trás estas partículas consistentes.
As vezes ingerimos estes restos de partículas sem perceber e elas vão se armazenando nas reentrâncias das amígdalas, formando as chamadas bolotinhas fedorentas.
Enfim, infelizmente não podemos impedir esta ameaça, mas podemos removê-las com um auxílio de um contonete ou ainda com gargarejos de solução com água oxigenada diluída em água. Também podemos manter uma higienização bucal para que evite proliferação de bactérias na nossa garganta.
Por Sandra Barros
0 Comments
Postar um comentário